domingo, outubro 08, 2006

Gobelets et bouteille vides





SENSIVINI CHIANTI CLASSICO DOCG

Sensi Vini
Via Cerbaia, 107 - 51035 Lamporecchio - Pistoia
Tel.: 0039 057382917 - Fax: 0039 057381751




Os Vinhos Chianti

Originária da região da toscana, entre Florença e Siena, Itália. Este vinho é associado com as garrafas revestidas de palha chamadas Fiaschi, e que se popularizou em função desta ser soprada à mão e revestida por palha.
A história nos conta que o Barão Bettino Ricasoli, desenvolveu uma fórmula para este vinho, e assim mais tarde serviu de modelo para todos os produtores do vinho Chianti. Nesta fórmula era especificada a quantidade de cada casta a ser utilizada para que assim fosse determinado vinho chianti.
Hoje, não se utiliza tanto castas brancas em função de tornar o vinho muito leve.
Este vinho é um blend com castas tanto tintas como brancas, permitindo ficar pronto mais cedo. O vinho ou blend Chianti clássico apresenta graduação alcoólica mínima de 12 graus, além de possuir um grande potencial para o envelhecimento, sendo mais rico e encorpado que o vinho Chianti comum.
O vinho clássico reserva deve ter sua graduação acima de 12,5, além de ser envelhecido por no mínimo 24 meses em tonéis de madeira, barricas ou tanques, sendo que o mínimo exigido em barricas ou tonéis de madeira seja de 2 anos, proporcionando assim mais concentração de frutas, estrutura e riqueza ao vinho.
Após ter permanecido este tempo descansando, deverá ainda ficar mais 3 meses resfriando na garrafa.
Existe até uma simbologia para se identificar um vinho Chianti,um galo preto rodeado de um fundo que pode ser vermelho ou dourado, no qual esta cor determinará se esse vinho é reserva ou não.

LENDA DO GALLO NERO


Uma das lendas folclóricas mais antigas envolvendo as regiões vinícolas vem da Idade Média e tem como personagem principal uma ave faminta. O galo mais famoso da história do vinho viveu na Toscana há mais de 400 anos e teve um papel decisivo numa certa disputa política. Chegou mesmo a evitar uma guerra! O Galo Negro, ou, em italiano, "Gallo Nero", virou o símbolo de um dos vinhos mais famosos do mundo, o Chianti.




DOCG

D.O.C.G. (Denominazione di Origine Controllata e Garantita)
Primeiramente classificados em 1970 com a intenção de adicionar uma classificação de qualidade para o topo da pirâmide de vinho. Os 14 vinhos DOCG indicam a mais alta qualidade (vinhos que não são apenas "controlados", mas "garantidos"). Os vinhos DOCG são os nomes famosos como Barolo, Barbaresco, Chianti, Brunello di Montalcino e Vino Nobile di Montepulciano. Vinhos adicionais são solicitados por meio de classificação de DOCG, para que o grupo de 14 vinhos existentes continue crescendo.

Toscana
Chianti é a maior zona de vinho existente na Toscana. Todas as zonas são status DOCG e estão divididas em sete distritos. Dois distritos têm vinhos disponíveis no mercado mundial. Chianti Classico (Classico se refere à área não definida para uma reserva ou um posterior engarrafamento) e Chianti Ruffina. Adicionando aos seus distritos de produção, os vinhos Chianti variam em estilo de acordo com o envelhecimento.

Chianti DOCG é sempre um vinho tinto seco, com notas de fruta muito concentrada, mas, freqüentemente, feito diretamente com as uvas Sangiovese. Chianti combina com comidas e seus sabores e aromas de violeta e cereja são impressionantes. Chianti pode durar dez anos ou mais se for bem armazenado.